As crianças do Fundamental 1 têm acesso a recursos da marcenaria à robótica, da programação digital e de jogos de tabuleiro que trabalham a estratégia e a lógica para dar suporte aos projetos.
Possibilita o trabalho interdisciplinar e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. As crianças ocupam um lugar ativo na construção do conhecimento e compreendem as razões de aprender.
O contato com a natureza e seus elementos estimula o bem-estar, a cooperação e a criatividade das crianças. É uma de nossas prioridades a oferta de aprendizado ao ar livre e fora da sala de aula, em praças e parques.
No período regular, as crianças aprendem e vivem a cultura de seu país. No contraturno, temos uma proposta de imersão na língua e na cultura inglesa.
As crianças são diversas, aprendem e se expressam de diferentes formas, portanto devem ter acesso a diferentes experiências e contextos de aprendizagem para que manifestem sua singularidade.
Os temas dos projetos são específicos de cada turma e surgem a partir de interesses, dúvidas e ideias, ou da necessidade de achar respostas para problemas reais existentes.
Cabe ao educador observar a criança e planejar, propor e coordenar atividades significativas e desafiadoras capazes de impulsionar sua pesquisa e seu desenvolvimento.
A Primeira, escola de Ensino Infantil e Fundamental 1, foi em 2009 inspirada na abordagem Reggio Emilia. Nosso projeto. A opção pedagógica da Primeira é pelo conhecimento adquirido a partir da experiência e trabalhado de forma multidisciplinar ao invés da transmissão de conteúdo segmentada e focada na memorização. Nosso projeto também contempla a formação bilíngue, mas assegura a vivência da cultura brasileira na infância.
Leia MaisNo First Way, o Programa Bilíngue da escola Primeira, os interesses das crianças e os problemas que elas identificam na escola impulsionam projetos em inglês, assim como acontece no período regular em português. O projeto "Bunny's Hutch", do First Way Tiger (1° e 2° anos do Fundamental 1, duas vezes por semana) nasceu da confluência entre os interesse das crianças e um problema real enfrentado pela escola.
Leia Mais